O Que é DHEA

Após analisar quase two hundred estudos sobre esse hormônio, pesquisadores do ICB-USP alertam que os benefícios são muito pontuais para as mulheres e é necessário um acompanhamento médico rigoroso para evitar seus efeitos deletérios.
________________________________________
Vendido nos Estados Unidos como suplemento alimentar, o hormônio DHEA também é consumido no Brasil, principalmente para ganho muscular, apesar de a ANVISA proibir sua comercialização por não haver provas de seus benefícios à saúde humana como suplemento. Mesmo sem protocolo de tratamento, médicos brasileiros, especialmente geriatras, também lançam mão da versão sintética desse hormônio no tratamento de suas pacientes pois, segundo alguns estudos, nas mulheres em fase de menopausa haveria efeitos positivos, como aumento da massa muscular e melhora da cognição.
Para que Server DHEA
Porém, outras pesquisas apontam reações adversas de sua ingestão, sendo uma delas o efeito androgênico que, em mulheres, causaria crescimento de pelos em lugares indesejáveis e de tecido adiposo na cavidade abdominal. Hoje é comprovado que a gordura abdominal é um fator de risco para diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares – infarto e AVC, por exemplo.
Para dar um rumo nesta controvérsia, um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulos (ICB-USP) fez uma revisão científica com quase 200 pesquisas já publicadas sobre o DHEA, sigla em inglês de desidroepiandrosterona. O resultado, publicado em forma de artigo na Journal of Molecular Medicine, mostra que os efeitos positivos da DHEA são muito pontuais, ao contrário dos riscos.
Benefícios DHEA
Produzida pelo córtex adrenal e nas gônadas tanto masculina quanto feminina, o DHEA é um hormônio precursor de hormônios sexuais. Sendo o DHEA necessário para a produção de androstenediona, a qual tem como subproduto a testosterona (hormônio sexual masculino) que, por sua vez, pode ser convertida a estradiol (hormônio feminino). Portanto contribui para o desenvolvimento dos chamados efeitos androgênicos, ou masculinização (características como o crescimento de pelos e aumento de massa magra). Ao longo da vida, o organismo produz o DHEA e o converte em hormônios específicos quando necessário. “Esse hormônio tem papel importante em dois momentos: na gravidez e na puberdade. Por volta dos thirty anos de idade, ele atinge seu pico e depois seus níveis appearçam a cair, ficando bem baixo após os 60 anos”, explica a autora principal do artigo, a médica Carla Roberta de Oliveira Carvalho, professora do Departamento de Fisiologia do ICB-USP.
Segundo ela, o DHEA occurçou a chamar a atenção da comunidade científica quando, há algumas décadas, um estudo apontou que idosos com níveis baixos de DHEA tinham um quadro de envelhecimento pior. Outras pesquisas se seguiram a essa, algumas coordenadas pela própria pesquisadora. “Em experimentos com animais velhos e obesos, quando fizemos a suplementação, constatamos que havia ganhos em relação à sensibilidade à insulina – o que outros estudos também confirmaram. Então, testamos a suplementação em animais jovens e em fêmeas. De início, havia melhoras no aspecto cardiovascular e aumento de secreção de insulina em algumas ilhotas nas fileêmeas. No entanto, aumentando-se o for eachíodo após a retirada dos ovários e feita a suplementação, a sensibilidade à insulina piorou”, conta Carvalho. Ainda não se sabe o porquê, mas os efeitos do DHEA em jovens não são expressivos.
Efeitos Colaterais
Efeito androgênico – Esta piora na ação da insulina em fileêmeas sem ovários se deve ao efeito androgênico do hormônio. “No caso, os dados nos fizeram considerar que a ação androgênica do DHEA foi maior do que seu potencial como precursor dos estrogênios”, resume. Apesar de poder se transformar em dhea lair ribeiro hormônio feminino, quando há testosterona em excesso, por ação enzimática, o processo não teve o resultado que os autores esperavam. Emblem, o hormônio é anabolizante, ou seja, tem a função de fazer reservas. Possíveis problemas em ter uma quantidade de hormônios sexuais acima do ordinary, tanto para homens quanto para mulheres, é o aumento do número de hemácias, mudando a viscosidade do sangue. Isso aumenta o risco de doenças como AVC, embolia pulmonar e trombose. “Então não é tão trivial fazer uma reposição hormonal porque você tem que medir riscos e benefícios. E mesmo quando há uma indicação específica nunca vai ser one hundred% igual ao fisiológico.”
Onde comprar DHEA com o melhor preço
A revisão científica indica que existe um for everyíodo após a ausência de estrogênio que ainda é positivo o uso desse esteroide; por exemplo, em mulheres que tiveram uma redução de DHEA precocemente. “Trata-se de uma janela de oportunidade. Por isso, seu uso deve ser pontual. Para mulheres que eventualmente irão usar a DHEA por mais tempo, é necessário um acompanhamento médico rigoroso, porque pode se chegar a uma fase em que o hormônio tem esse efeito androgênico”, explica.
Para a pesquisadora, a importância dessa revisão é chamar a atenção que não existe nenhuma substância com apenas um efeito, sendo necessário avaliar o quadro do paciente para saber se os possíveis efeitos deletérios podem diminuir a qualidade de vida. Além disso, são necessárias dhea comprar no brasil mais pesquisas para a compreensão whole de seu funcionamento no organismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *